Viagens Noturnas com Jim Jarmusch

por

19 de novembro de 2014

“Viagens Noturnas com Jim Jarmusch” (“Travelling At Night With Jim Jarmusch”) definitivamente não é o típico documentário sobre os bastidores das filmagens de um longa-metragem: não há entrevistas com o elenco, não há o diretor falando sobre seu processo de criação, não há descontração no set de filmagens ou momentos de tensão.

travellin_w_jarmusch05

No entanto, essa não é a proposta da diretora Léa Rinaldi, que trabalha aqui pela segunda vez com Jarmusch (a primeira foi também um documentário sobre bastidores, Behind Jim Jarmusch): ela se coloca no papel de observadora e sorrateiramente mostra a gravação de algumas cenas do último filme do diretor, o ótimo Amantes Eternos (Only Lovers Left Alive), lançado no ano passado.

travellin_w_jarmusch03

A proposta pode parecer um pouco preguiçosa, mas a sorte é que o filme não ultrapassa cerca de 50 minutos de duração. Léa consegue criar um ambiente intimista e mostrar a total confiança que Jarmusch deposita em seus atores protagonistas (aqui, Tilda Swinton e Tom Hiddleston, ambos parecendo muito concentrados).

travellin_w_jarmusch02

Apesar de cumprir seu objetivo de se tornar incógnita nas filmagens e mostrar os bastidores por uma nova ótica e com o benefício de uma edição interessante, Léa podia ter caprichado mais. Um filme com tanta música, belas locações e uma dupla de atores em um momento tão bom de suas carreiras merecia uma atenção maior. Mas a verdade é que nenhum documentário convencional faria jus a Jim Jarmusch.

Festival do Rio 2014 – Itinerários Únicos

 

Viagens Noturnas com Jim Jarmusch (Travelling at Night With Jim Jarmusch)

França/Marrocos, 2014. 50 minutos.

Direção: Léa Rinaldi

Com: Jim Jarmusch, Tilda Swinton, Tom Hiddleston


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/almanaquevirtual/www/wp-content/themes/almanaque/single.php on line 52