VII Olhar de Cinema: “Caminhada Solar”

Filme de Réka Bucsi, produção da Dinamarca

por

08 de junho de 2018

“Caminhada Solar” de Réka Bucsi, produção da Dinamarca

A curadora Carol Almeida introduziu a sessão prometendo que se tratava de uma das animações mais ensandecidas e imprevisíveis que se poderia ver neste Festival, mas decerto é a mais original de fato. Uma viagem alucinógena através de figuras geométricas aparentemente soltas no cosmos e que depois irão demonstrar seu sentido ligado à origem da vida e dos seres humanos.

caminhadasolar

Melhor não dizer mais nada para não estragar as surpresas de construções visuais inusitadas. Basta dizer que as imagens se desdobram em outras concepções bizarras que começam a fazer sentido aos poucos, numa brincadeira e homenagem ao mesmo tempo com alguns dos grandes pensadores e filósofos astrofísicos que primeiro sonharam nossa criação universal.

Vale destacar que os desdobramentos se utilizam de várias técnicas de animação, e se intercalam ou intercruzam de formas sempre inesperadas, misturando as técnicas de formas muito originais. Um colírio para os olhos que ainda acompanham a questão temática da sessão pelos assuntos da memória e da ligação temporal de forma macro.