Você sabe o que significa semiótica?

Vamos entender melhor o que significa semiologia e semiótica

por

05 de janeiro de 2021

Semiótica é um estudo dos signos na linguagem das imagens, advindo de vários pensadores que desdobraram o estudo da semiologia (pensar a comunicação através das palavras, da sintaxe, dos usos e costumes etc), só que vertida na representação. Muitos se utilizaram destas reflexões, como Charles Peirce, Henri Bergson e Gilles Deleuze etc

Pra simplificar, é triangular aspectos de interpretação dos signos da imagem como o índice, o ícone e o símbolo nas imagens. É saber ler o que é escrito na imagem sem precisar de palavras.

Como dizia Hitchcock, o maior advento do cinema moderno pra ele não foi o som, e sim as cores, que narram pra além das palavras.

Não que a semiótica se resuma às cores, mas elas são importantes camadas que agregam informações (temperaturas, emoções, contradições, conflitos, estímulos, sensações etc).

Pra Hitchcock o cinema já exprimia uma narrativa muito antes de falar. Mas as cores acrescentaram algo.

Um filme exemplificativo sobre isso que dou em aula é “As Duas Faces da Felicidade” da Varda. Nele, você tem um dramalhão trágico com cores e trilha de comédia romântica. Varda cria um mundo de tensões que narram informações opostas, enriquecendo a trama.

Faltou explicar o que é índice, ícone e símbolo né? 3 vértices do triângulo. Índice é um signo que indica outro signo. Como a máxima já diz: onde há fumaça, há fogo. Fumaça é índice. Mas numa Fumaça saindo da cabeça da personagem: é fogo? É paixão? Calor? Ódio? Já volto a isso…

Ícone é um signo que carrega seu significado por si só. Uma placa c/ sanitário quer dizer banheiro. E símbolo é o signo que representa outros metaforicamente. Um ❤ (desenho de um coração) é símbolo de amor. Analisando os 3 você tira algo mais da cena p/além do texto escrito em forma literal na tela. Então, se há fumaça saindo de uma personagem virada no Jiraya, esta fumaça é índice de ódio que metaforiza o estado de espírito da personagem. Você não precisa de nada mais.

A fumaça é algo explícito, tipo de desenho animado. Mas poderia ser um lago inerte significando melancolia, um vento na árvore significando perturbação etc. E nenhum personagem precisaria falar nem sequer uma única palavra pra expressar tal.