A Rosa-dos-Ventos: exemplar esquecido no Ciclo Baiano do Cinema Novo?

Episódio dirigido pelo brasileiro Alex Viany em longa alemão em 1957 faz recordar o Ciclo Baiano da Primeira Fase do Cinema Novo ainda tão atual nos dias de hoje

por

23 de agosto de 2019

IMG_20190823_114640_033

Em meio à discussão do Brasil na geopolítica mundial devido à péssima repercussão da Censura ao Cinema e das Queimadas na Amazônia, além de mudanças legais em detrimento do trabalhador (tudo acontecendo ao mesmo tempo!), Vale a lembrança deste filme alemão, “A Rosa-dos-Ventos” (“Die Windrose”) de 1957, com direção geral de Alberto Cavalcanti, e dividido em episódios que se passam em vários lugares do mundo sobre as condições de trabalho das mulheres, cujo capítulo “Ana” se passa no Brasil (na feira de Santana na Bahia) e é dirigido por Alex Viany (cineasta do clássico “Sol Sobre a Lama”, filme do ciclo baiano da primeira fase do Cinema Novo). Confira mais:

O Filme alemão “Rosa dos Ventos” (Die Windrose) de 1955 teve um episódio brasileiro chamado “Ana” e a Feira de Santana foi cenário para esse episódio.
Com direção de Alex Viany, preto & branco, tem duração de 25 minutos. A realização deste filme é que motivou o jovem Olney São Paulo a fazer cinema.
Os outros episódios do longa-metragem internacional são dirigidos por Yannick Bellon, Serguei Gerassimov, Gillo Pontecorvo, Wu Kuo Yin.
O projeto foi coordenado por Joris Ivens, para as Companhias Produtoras Defa (Alemanha Oriental) e Companhia Cinematográfica Maristela (Brasil) que se localizava na Av. Francisco Rodrigues no Bairro do Jaçanã, zona norte de São Paulo/SP.
“Ana” tem argumento de Jorge Amado, roteiro de Trigueirinho Neto e Alberto Cavalcanti; fotografia de Chick Fowle; montagem de José Cañizares. Além de Feira de Santana, locações em Monte Santo, Cocorobó e Canudos; narração de Helene Weigel. O filme tematiza a migração de retirantes nordestinos e a exploração a que eles estão sujeitos.
No elenco: Aurélio Teixeira, Miguel Torres, Vanja Orico, Marlene França (descoberta na feira livre), Aracy Cardoso, Valdo César e grupo de quarenta retirantes sitiados em Feira de Santana.
Graças ao trabalho de pesquisa e garimpagem do professor Carlos Brito, o Blog Demais possui essas imagens (Fotos) do filme, feitas nas locações em Feira de Santana. (Foto e texto deste parágrafo por: oliveiradimas).

IMG_20190823_114640_033