Gregório Duvivier une mitologia ao Brasil contemporâneo em Sísifo

Dezenas de cenas curtas transportam o mito grego para o mundo caótico da realidade pós moderna

por

22 de agosto de 2019

Sísifo Mostra Oficial Festival de Curitiba

O mito de Sísifo, do eterno retorno e da repetição serve de mote para o espetáculo. A dupla Gregório Duvivier (ator e autor) e Vinícius Calderoni (autor e diretor) transportam o célebre personagem para dezenas de cenas curtas que o colocam na vida atual brasileira. Esta reconstrução tem a legitimidade de arrancar a plateia de um ciclo doentio da realidade que nos cerca e cujo maior potencial parece ser o de nos arremessar na loucura.

O cenário consiste de uma única rampa, móvel e com inclinações variáveis, que culmina com um pulo, um mergulho ou um retrocesso, como o que representa o país descendo ladeira abaixo – uma das cenas mais brilhantes e emblemáticas.  A essa são somadas diversas outras como a do personagem que tenta chegar ao bar da balada e a inesquecível “MATE”, que entre a famosa frase promocional usada nas praias cariocas (“Mate! Olha o mate!”) é intercalada por situações contemporâneas que contrastam com a descontração à beira-mar.

Sísifo Mostra Oficial Festival de Curitiba

Cortes secos, linguagem fragmentada (uma marca autoral de Calderoni), divagações filosóficas, diálogos contemporâneos e imagens pós-modernas (uma referência aos GIFs e memes) fazem de Sísifo um espetáculo singular e brilhante. A performance de Gregório Duvivier em cena é magnifica, intensa e exaustiva, como a do mito grego, o mais astuto dos mortais que se vê obrigado a passar a eternidade empurrando uma pedra até o lugar mais alto da montanha, de onde ela rola de volta. Essa repetição que acontece no mundo dos mortos é adaptada para o Brasil atual, onde a população está apenas um pouco acima dos mortos. A direção de Vinícius Calderoni é precisa e o timing perfeito para as situações das quais é coautor. A produção é de Andréa Alves, da Sarau, responsável pelo musical Elza (cujo texto também é de Calderoni).

Sísifo Mostra Oficial Festival de Curitiba

A união de dois enfants terribles da cultura nacional não poderia chegar em melhor momento e engana-se o leitor que pode achar que tudo foi preparado às pressas, o projeto percorreu um longo caminho até chega ao Festival de Curitiba este ano e agora estar em cartaz no Teatro Prudential, em curta temporada. A Genialidade de Gregório Duvivier e Vinícius Calderoni é incontestável, independente de qualquer posição política que tenham, e Sísifo é a prova concreta do talento de duas mentes brilhantes que se unem pela primeira vez.

 

 

SÍSIFO

ONDE: Teatro Prudential – Rua do Russel, 804, Glória – Rio de Janeiro/RJ

QUANDO: Quinta a sábado às 21h. Domingo às 19h. (até 8 de setembro)

QUANTO: De R$ 35 a R$ 90.

Classificação etária: 16 anos.
Duração: 60 minutos.