Minha Vida em Marte

O Casamento com Meu Melhor Amigo Gay

por

04 de janeiro de 2019

“Minha Vida em Marte” de Susana Garcia com Monica Martelli e Paulo Gustavo.

Sabe “O Casamento do Meu Melhor Amigo” de 1997 dirigido por P. J. Hogan e com a diva Julia Roberts?! Então, você retira a parte do casamento e foca na ótima relação entre Julia e o personagem do amigo gay interpretado por Rupert Everett, que de fato roubam todas as cenas quando estão juntos, e faz um filme só sobre eles… E você terá como resultadado dessa mistura “Minha Vida Em Marte”, sequência do sucesso “Os Homens São de Marte… E É Pra Lá que Eu Vou” dirigido por Marcus Baldini, só que desta vez quem assume a direção é a corroteirista do primeiro filme: Susana Garcia.

O filme é assumidamente uma sucessão de esquetes. Bobo, mas honesto. Uma troca de bola no campo de jogo entre um comediante sob total domínio de sua capacidade de fazer rir (Paulo Gustavo) e uma comediante apenas mediana, porém extremamente necessária para fazer um contraponto mais levado a sério que dê pontos de respiro na verborragia de Paulo Gustavo — que, em excesso, pode saturar em alguns momentos.

A abordagem que se afasta da comédia romântica e do interesse no parceiro amoroso para focar mais na amizade entre a mulher e seu melhor amigo de fato é até um frescor, mesmo usando dos mesmos arquétipos e clichês do gênero, à la “O Diário de Bridget Jones”, sendo evidentemente inferior ao primeiro clássico interpretado por Renée Zellweger, mas até que superior às sequências fraquíssimas.

Vale ressaltar que dá uma pontinha de felicidade ver este filme tão descartável e insuspeito tirar risadas de forma sincera a ponto de fazer sucesso e lotar sessões mesmo já tendo estreado há um tempinho… Nem o maior sucesso comercial brasileiro alcança o menor blockbuster estrangeiro, então é sim caso de análise encontrar pontos de comunicação com o público como este.

PS. Assistir este filme é matar saudades da química entre Julia e Everett, porém também faz pensar numa curiosidade: Por que nunca mais juntaram a Julia com o Rupert num filme só para os 2 como mereciam? Eles chegaram a juntar de novo a Julia Roberts com o par romântico dela em “O Casamento do Meu Melhor Amigo”, Dermot Mulroney, no seriado recente “Homecoming” da Amazon, porém nunca mais com Rupert.

FB_IMG_1546609772783