Prop 8 – O Casamento gay em questão

por

01 de outubro de 2014

Produzido pela rede HBO, o documentário “Prop 8 – O Casamento gay em questão” (“The Case against 8”) debruça-se sobre os bastidores do julgamento que revogou a controversa emenda 8 (a tal proposition 8) declarando-a  inconstitucional. A tal emenda californiana restringia casamento apenas aos casais heteros, proibindo os gays a terem os mesmos direitos. O julgamento ganhou destaque na mídia pelas inúmeras reviravoltas e algumas ironias, como a união de dois improváveis advogados – Ted Olson e David Boies – antigos inimigos políticos que se enfrentaram no caso Bush x Gore.

CaseAgainst8-2

De formato extremamente televisivo, o documentário se apóia nas questões sócio políticas que uma causa deste porte adquire, mesmo em um país onde os direitos dos cidadãos são extremamente respeitados e apoiados pelo Estado. Durante cinco anos, os diretores Ben Cotner e Ryan White – experientes na área documental – acompanharam o processo pelo qual os dois casais homossexuais (autores da causa) foram submetidos, enfrentando humilhações e vitórias. O resultado põe em xeque mate as teorias sobre as conseqüências deste tipo de união e o filme questiona os desdobramentos jurídicos embora a vitória ainda esteja longe de ser alcançada (mais da metade dos Eua ainda não considera o casamento entre pessoas do mesmo sexo).

thecaseag_f03cor_2014110095

Muito bem documentado, o filme é uma aula magna sobre democracia, mas também atua como instrumento dramático ao mostrar os casais na intimidade em cenas repletas de espontaneidade.

“Prop 8 – O Casamento gay em questão” (“The Case against 8”) pode não ser um documentário original (no sentido cinematográfico) mas  ensina às minorias uma importante lição: Se quiser lutar por algo, faça com dignidade e determinação.

 

Festival do Rio 2014 – Midnight Docs

 

Prop 8 – O Casamento gay em questão (The Case against 8)

Eua, 2014. 109 min

Direção: Ben Cotner e Ryan White

Documentário